A iniciação à docência na formação de professores de Química

um olhar sobre o PIBID a partir de alunos bolsistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4046

Palavras-chave:

Formação de professores, Iniciação à docência, Licenciatura em Química

Resumo

Este estudo se debruça sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto da formação de professores de Química. Ainda que não contemple todos os alunos dos cursos de licenciatura, o programa tem seu valor ao fomentar a aproximação das instituições de ensino superior às escolas de educação básica. Nesse sentido, objetivamos analisar as percepções de bolsistas de um subprojeto de Química de uma Instituição Federal de Ensino Superior, localizada no interior do Ceará, quanto às contribuições do programa para sua formação inicial. Os dados foram gerados com a aplicação de questionário semiestruturado, analisados com base na significação das respostas. São revelados os impactos do programa para a formação dos futuros professores de Química à medida em que são inseridos no espaço escolar que requer deles o desenvolvimento de habilidades para lidar com a dinâmica do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Francisco Karisson Chagas Lima, Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Josefa Alves Bezerra

Licenciado em Química (IFCE), especialista em Educação Profissional e Tecnológica (IFCE), professor da EEMTI Josefa Alves Bezerra (SEDUC/CE).

Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Ciências Biológicas (UECE) e mestre em Educação Brasileira (UFC). Professor colaborador do projeto de extensão Crateús com Ciência: construindo cidadãos cientistas, vinculado à UECE, e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI/UFC).

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Regional do Cariri

Licenciado em Química (IFCE), especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFC), mestre em Educação Brasileira (UFC). Professor do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (URCA) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI/UFC).

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Publicado

2020-10-09

Como Citar

LIMA, F. K. C.; MOURA, F. N. de S.; SILVA, W. D. A. da. A iniciação à docência na formação de professores de Química: um olhar sobre o PIBID a partir de alunos bolsistas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e314046, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.4046. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4046. Acesso em: 23 nov. 2024.